ELAM – Faculdade de Medicina Cubana

22 Comentários

A ELAM – Escola Latino-americana de Medicina, a cada ano até 100 brasileiros são selecionados para cursar medicina na instituição.
Todas as indicações de candidatos são feitas indiretamente por instituições oficiais do governo ou organizações políticas, sociais e religiosas brasileiras. Isto é, o interessado em estudar medicina em Cuba deve se informar junto a organismos governamentais, partidos políticos, ONGs (organizações não-governamentais), representações religiosas (como a Igreja católica) e outras instituições de ação social que são as responsáveis por indicar à representação diplomática de Cuba no Brasil os candidatos pré-selecionados às bolsas.

Após esta fase, autoridades representantes do governo cubano são incumbidas de analisar as candidaturas e selecionar aqueles que serão beneficiados pelo programa de bolsas.
Benefícios
A bolsa prevê a concessão de moradia em Cuba, alimentação e estudos de forma gratuita, em iguais condições às dos bolsistas cubanos. Os custos das passagens aéreas de ida e volta correm por conta do estudante. Em alguns casos excepcionais, o governo de Cuba concede também a cobertura dos custos com as passagens aéreas, segundo informa a Embaixada de Cuba em Brasília.
Os estudantes devem ter no máximo 25 anos; ter concluído o Ensino Médio, que é o nível equivalente à educação pré-universitária cubana; pertencer a uma família de baixo poder aquisitivo; e demonstrar aptidão física e mental para acompanhar o curso. Os candidatos terão também avaliados seus conhecimentos gerais, tendo em vista a perspectiva de poderem se adaptar e acompanhar os estudos em Cuba

Vale lembrar que o título de médico obtido na ELAM não é automaticamente reconhecido no Brasil. Os governos de Cuba e Brasil tentaram fechar acordo para o reconhecimento automático desses diplomas, mas a questão ainda está em discussão em nível diplomático.

O próprio ministro da Educação brasileiro, já sinalizou que não deve ser aberta exceção para o caso. Em geral, as instituições de ensino superior brasileiras responsáveis pela revalidação de títulos obtidos no exterior podem exigir dos alunos formados em Cuba uma série de adaptações em instituições no Brasil em razão das diferenças de currículos entre os cursos ministrados lá e aqui.

Para obter mais informações, os interessados podem consultar os seguintes endereços:
Embaixada da República de Cuba no Brasil – http://www.embaixadacuba.org.br
SHIS QI 5, conj. 18, casa 1
CEP – 71615-180 – Brasília / DF
Telefones: (061) 248-4710, 248-4130, 248-4517 e 248-4215
Fax: (061) 248-6778
E-mail: embacuba@uol.com.br

22 thoughts on “ELAM – Faculdade de Medicina Cubana

  1. queria muito me inscrever para cursar medicina em cuba o que tenho que fazer, manda a resposta no meu e-mail

  2. Olá, gostaria de obter informações sobre como ingressar para a seleção de bolsistas pro curso de medicina na ELAM em CUBA.

  3. ola!!! gostaria de saber como faço p fazer a inscriçao de medicina?
    sou de pernambuco e gostaria muito fazer ai a faculdade.
    meu nome ee hysla lunara e por favor mande a resposta por meu e-mail.

  4. Ola,gostaria de saber como faço pra concorrer a bolsas de estudo na ELAM,sou angolana tenho 19anosa e meu sonho e ser medica..
    Aguardando resposta..
    Atenciosamente!!

  5. gostaria de saber quais os requisitos para ingressar a esta universidade

  6. olá me chamo Francielly e gostaria de obter maiores informações sobre a prova realizada para ingressar na faculdade de medicina em cuba como bolsista…………aguardo resposta, grata……. IMAIL fran.19932008@hotmail.com

  7. Quero saber se posso fazer a viagem com 26 anos. Por que a inscrição seria com 25, mas na data da viagem já terei 26. É possível?

    Já tomei todas as providências, mas recebi uma informação que me confundiu bastante.

  8. Olá meu nome é Raquel,tenho o grande sonho de cursar medicina;gostaria de saber como faço para me inscrever.
    Obrigada!!

  9. Olá meu nome é Denise Gonçalves sou estudante de enfermagem do 3 semestre mais o meu maior sonho e ser medica moro no estado da BA na cidade de feira de santana e quero saber como posso fazer a minha incriçao para concorre a bolsa de estudos, por favor mim ajude este é o sonho da minha vida sou grata pela atenção aguardo resposta no meu email DENISE.RPM@HOTMAIL.COM OBRIGADO.

  10. Ola sou Romário lima filho de brasileiros cearense de família pobre ,tenho 19 anos ,profissional da saúde com técnico de enfermagem, meu maior sonho e cursar medicina mais meus país não tem condições de pagar a faculdaDe ,gosto muito de ajudar os cidades que necessitam de ajudar ,freqcento igreja católica aqui no Ceará to muito interesado em fazer medicina em cuba através de uma bolsa ,mais não sei como ganhar para pode realizaR meu sonho que e ajudar o irmão assim como mim ajudaram nas minhas dificuldade,mim ajude por favor como faço para conseguir essa bolsa .obrigado e grato .

  11. olá,tenho um sonho muito grande de estudar medicina sou brasileira,só que eu não tenho condiçoes.eu tenho 29 anos nossa como eu queria ter a oprtunidade de estudar…

  12. Boa tarde, por favor tem como confirma os telefone e o email para contatos, pós não consigo falar nos mesmo!

  13. ola eu sou Garcia Andre tenho 21 anos de idade sou de nacionalidade angolana sou duma familia humilde o meu maior sonho sempre foi ser medico desde a minha infacia, eu amo a medicina porque eu sempre ajudo os outros.
    conclui o meu curso de enfermagem mais para mim nao basta porque o meu sonho ainda nao foi realizado.
    eu sempre sonhei estudar medicina em cuba porque pra mim é o maior pais para estudar medicina

  14. Boa noite,

    Meu nome é Antonio Junior, sempre tive muita vontade de estudar Medicina, fiz vestibular varias vezes aqui no Brasil, porem a prova que fiquei mais bem colocado, foi quando fiquei em 56º na colocação geral na Universidade Federal do Pará. Hoje sou Universitário nunca fiz cursinho preparatório de especie alguma, entretanto passei em vários vestibulares como por exemplo Educação Física, Letras Habilitação em Lingua Inglesa e por ultimo estou Cursando Engenharia de Controle e Automação na Universidade de Caxias do Sul, todavia, meu maior sonho é ser médico para poder ajudar o próximo, mesmo tendo passado em todos esses outros cursos citados acima nuca terminei nenhum, por que minha vida é a medicina, meu maior sonho é ser médico e poder contribuir para um mundo mais justo.

    Sou brasileiro, tenho 22 anos, filho de uma família muito humilde e honesta e sem dúvida ainda não pensei em desistir do meu sonho que aliás está mais vivo que nunca. Ao ficar sabendo da possibilidade de estudar medicina em Cuba, foi como se deus me mostrasse um caminho de como alcançar meu maior objetivo.

    peço sua ajuda para conseguir esse feito tão importante para mim.

    meu e-mail é: junior_autocontrole@hotmail.com

    Desde já isto fica muito feliz em ser útil.

    • Antonio, para estudar em cuba você deve se inscrever para ser selecionado e receber uma ajuda financeira do governo. Você deve procurar uma comissão do partido PT ou ir a um consulado de Cuba mais próximo, se informar de datas, processo seletivo, tudo isso…

  15. gostaria de ter uma oportunidade de estudar enfermagem em cuba .

  16. Sou apaixonada por medicina ,tenho 20 anos ,acabo de me formar em técnico em enfermagem e gostaria de ingressar o mais breve em uma universidade de medicina,estou fazendo cursinho para que em 2013 eu entre em uma faculdade de medicina. E me interessei na opção de estudar em cuba,pois todos nós sabemos que em cuba a aréa de medicina é fántastica. Como faço para estudar ai em cuba conseguir uma bolsa de estudo ? Aguardo resposta o mais breve possível . Obrigada!

  17. Sonho em estudar medicina e quero muito fazer a faculdade em Cuba pois sei que muitos comentam que a medicina de Cuba é a melhor do mundo..

  18. quero muito a oportunidade de estudar, em cuba o que faço?ajuda-me por favor

Informe erros nesta página

