Previsto para 2012 novo curso na Fesurv

Deixe um comentário

Uma Comissão de Especialistas de Medicina do Conselho Estadual de Educação esteve em Rio Verde na quarta-feira, dia 29 de junho, para uma avaliação técnica, física e administrativa da Fesurv, para a aprovação da implantação do Curso de Medicina. A Reitoria da Universidade está confiante no parecer favorável do Conselho e garante que o curso será oferecido no próximo ano

Um antigo sonho da população rio-verdense está próximo de ser realizado. A Fesurv – Universidade de Rio Verde – poderá, já no próximo ano, oferecer o Curso de Medicina. Em 2009, a Instituição entrou com um pedido junto ao Conselho Estadual de Educação solicitando o curso. Mas, devido a problemas técnicos e burocrático, o processo foi arquivado. Todavia, em 2010, o projeto foi reformulado e a Fesurv conseguiu o desarquivamento da solicitação. Assim, todos os trâmites legais foram providenciados e o projeto Pedagógico com todas as especificações do curso já está pronto, com os currículos de docentes anexados, inclusive de profissionais da área médica com titulação de mestre e doutor.

Com todos os procedimentos agilizados, o Conselho Estadual de Educação encaminha, na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, uma Comissão de Especialistas de Medicina para a avaliação in loco das condições físicas, técnicas e administrativas da Universidade. O reitor da Fesurv, Sebastião Lázaro (Tatão), adianta que a Instituição está em condições satisfatórias para receber o novo curso. “A Fesurv é uma instituição de respeito em todo Centro-Oeste brasileiro e estamos realizando investimentos pesando na melhoria do ensino nos cursos que já temos e sem sombra de dúvida, atendendo também algumas solicitações do Conselho Estadual para que possamos oferecer o Curso de Medicina, já no vestibular de 2012,” confirma.

A Comissão de Especialistas tem até 30 dias para emitir relatório de avaliação da Fesurv para oferecer o curso de Medicina. De posse do parecer da Comissão a Universidade encaminha ao Conselho Estadual de Educação, juntamente com o Projeto Pedagógico e demais documentos, o pedido de liberação da oferta do curso. O Conselho Estadual tem até 60 dias para dar o parecer final.

Referente às aulas práticas para o Curso, o reitor mencionou que os três hospitais de Rio Verde, Doutor Gordon, Santa Terezinha e o Hospital Municipal, possuem convênio com a Fesurv por 15 anos e todos poderão ser utilizados como Hospital Escola. “Estou bastante confiante de que nossa instituição será aprovada para a implantação do Curso de Medicina. Todos os requisitos necessários para a aprovação foram anexados ao projeto. E, além dos três hospitais com os quais possuímos convênio, temos uma carta de intenção do Hospital do Câncer, que também coloca aquela instituição à disposição da Fesurv, caso necessite,” afirmou Tatão.

Bastante otimista, a reitoria da Fesurv garante que todos as exigências da Comissão Especial, caso haja, serão atendidas de imediato. A previsão é de que no máximo, no final de setembro deste ano, o Curso já esteja aprovado. “Estamos otimistas e com a certeza de que o Conselho Estadual de Educação dará o parecer favorável à implantação do curso de Medicina,” acredita o reitor Sebastião Lázaro.

Fesurv: “patrimônio dos rio-verdenses”
A Fesurv – Universidade de Rio Verde – é uma conquista histórica do povo rio-verdense. Nos últimos anos, cresceu, consolidou-se como Universidade de grande porte, tornou-se referência e uma das mais bem conceituadas do Brasil, graças ao trabalho sério e de qualidade que é desenvolvido pela administração, professores, funcionários e estudantes, e que tem se revertido em credibilidade acadêmico-científica.

A instituição já foi Fafi (Faculdade de Filosofia), Furv (Fundação Universitária de Rio Verde), em março de 1973 passou a se chamar Fesurv (Fundação do Ensino Superior de Rio Verde) e no dia 2 de julho de 2004 conquistou o status de Universidade de Rio Verde.

Nas avaliações realizadas por órgãos oficiais, a Universidade de Rio Verde tem obtido aprovações com referenciais sempre positivos, inclusive, com destaque regional e nacional, em desempenho. As aprovações mostram o compromisso defendido pela instituição: assegurar-se como uma universidade de qualidade.

São mais de cinco mil acadêmicos matriculados em 24 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação em andamento e três cursos de mestrado oferecidos no Campus Universitário de Rio Verde.

Em 2008, a Universidade de Rio Verde deu seu primeiro passo rumo à expansão, com a implantação de um campus em Caiapônia. A nova unidade disponibiliza quatro cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação.

Para atender os acadêmicos e formar profissionais aptos, a instituição conta com ampla e moderna estrutura e um quadro docente composto por mais de 80% de professores com mestrado e/ou doutorado, número que supera e muito as exigências da LDB – Lei de Diretrizes e Bases (33%).

Mestrado
Implantando em 2004 o programa de mestrado em Produção Vegetal da Fesurv – devidamente recomendado pela Capes/MEC – foi o primeiro a ser oferecido por uma instituição de nível superior do interior de Goiás. A Fesurv Universidade desenvolve ainda dois programas de mestrados interinstitucionais (em parceria com a Universidade de Brasília e com a Universidade Federal de Goiás) nas áreas de Ciências da Saúde e Educação.

Foco na População
Uma das características relevantes da instituição é a sua atuação junto à comunidade. Praticamente todos os cursos da instituição desenvolvem projetos sociais. O trabalho em campo não só possibilita o aprimoramento dos acadêmicos, como também reflete na melhoria da qualidade de vida da população.

Por André Furquim – Para o Jornal Fatos

Anúncios

Informe erros nesta página

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s