Residência Médica UNIC 2012

Deixe um comentário

A Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá e o Hospital Geral Universitário tornam público, através deste edital, a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de Residência Médica UNIC – HGU para o ano de 2012.
I – DOS PROGRAMAS E NÚMEROS DE VAGAS:
As vagas oferecidas e a duração dos programas estão discriminadas abaixo:
Programas de acesso direto:
Código do Programa Especialidade Vagas para R1 Duração
01 Anestesiologia* 03 vagas – 3 anos
02 Cirurgia Geral* 03 vagas – 2 anos
03 Clínica Médica** 03 vagas – 2 anos
05 Obstetrícia e Ginecologia 04 vagas – 3 anos
06 Ortopedia e Traumatologia 03 vagas – 3 anos
07 Pediatria 04 vagas – 2 anos
*As vagas dos programas de Anestesiologia e Cirurgia Geral poderão ser aumentadas, a depender de aprovação da Comissão Nacional de Residência Médica.
**As vagas do programa de Clínica Médica estão deduzidas por trancamentos de matrículas de alunos aprovados em concursos anteriores. Caso estes alunos desistam destas vagas, elas serão colocadas à disposição de possíveis candidatos que ficarem como suplentes.
Programa com Pré-requisito:
Código do Programa Especialidade Vagas para R1 Duração
08 Cardiologia 02 02 anos

II – DAS INSCRIÇÕES:
Para o Processo Seletivo de Residência Médica UNIC – HGU – Programas de acesso direto, serão aceitas inscrições de médicos, formandos em medicina em instituições brasileiras reconhecidas e médicos formados em instituições de ensino estrangeiras que tenham diploma revalidado por instituição federal de ensino superior e com registro em Conselho Regional de Medicina.
Para o programa com pré-requisito – CARDIOLOGIA – o candidato deverá ser portador de certificado de Residência Médica em Clínica Médica, em programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica. Para este efeito será aceita declaração que o candidato irá concluir o programa de Residência em Clínica Médica até o dia 28/02/12.
Não poderão se inscrever candidatos provenientes de cursos de medicina não autorizados pelo MEC ou que tenham diplomas expedidos por instituições de ensino estrangeiras, sem a devida revalidação legal no Brasil ou de médicos estrangeiros com visto temporário no Brasil.
É vedada a inscrição, pelo mesmo candidato, em mais de um programa.
Não poderão se inscrever em programa de Residência Médica, os candidatos que já concluíram residência médica, nas mesmas especialidades, em anos anteriores.
No ato da inscrição, o candidato assume o conteúdo e a aceitação das cláusulas deste edital. Não haverá devolução da taxa de inscrição, em nenhuma hipótese.
As inscrições serão efetuadas na Secretaria da COREME, no Hospital Geral Universitário, situado à Rua Treze de Junho, 2.101 – Cuiabá – MT / Telefone: 65 3363-7090, no período de 21de novembro a 02 de dezembro de 2011 (de segunda a sexta-feira) no horário de 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 16:00 horas.
As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração. Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria da COREME – HGU, no telefone e endereço acima.
II. 1- DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS NA INSCRIÇÃO:
• Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original da Carteira de Identidade e CPF.
• Duas fotos 3×4;
• Curriculum Vitae documentado;
• Histórico Escolar da graduação.
• Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original do Diploma de Médico ou da Carteira do Conselho Regional de Medicina ou do Certificado de Conclusão de Curso de Medicina;
• Para os candidatos ainda não graduados, apresentar declaração da Faculdade comprovando que o mesmo concluirá o Curso de Medicina até o início do Programa de Residência Médica;
• Para os médicos graduados em instituição estrangeira, apresentar cópia autenticada ou cópia simples, acompanhada do original, de diploma revalidado por instituição universitária federal do Brasil.
• Comprovante do pagamento de taxa de inscrição;
• Declaração que está ciente e de acordo com as normas estabelecidas;
• Ficha de Inscrição assinada.

II. 2- DA TAXA DE INSCRIÇÃO
A taxa de inscrição para “Residência Médica” é de R$ 200,00 (duzentos Reais) e deverá ser recolhida junto à Secretaria da COREME, no ato da inscrição.

III – DA SELEÇÃO:
O processo de seleção será composto de duas fases:
1ª fase: Prova teórica de conhecimentos gerais em medicina para os programas de acesso direto e prova de conhecimentos em Clínica Médica para o programa CARDIOLOGIA.
2ª fase: Análise de currículo.

III. 1- 1ª FASE
Prova teórica de conhecimentos gerais em medicina para os programas de acesso direto. Constará de questões de múltipla escolha abrangendo conhecimentos gerais das cinco áreas básicas da medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Prova Teórica de conhecimentos em Clínica Médica para o Programa CARDIOLOGIA. Constará de questões de múltipla escolha abrangendo conhecimentos de Clínica Médica.
Serão realizadas no dia 10 de dezembro de 2011 no período entre 8:30 e 11:30 horas, na UNIC Beira-Rio.
O resultado desta primeira fase será afixado na Secretaria da COREME – HGU -UNIC no dia 13 de dezembro de 2011, às 16:00 horas.
Serão classificados para a segunda fase os candidatos que obtiverem as maiores notas na primeira fase em número de no máximo três vezes a quantidade de vagas de cada programa. No caso de, após o período de matrícula, não houver preenchimento do número total de vagas, os candidatos que fizeram a prova escrita e que não foram classificados para a análise de currículo, poderão ser convocados posteriormente para a realização desta análise.

III. 2- 2ª FASE
Cada candidato selecionado para a segunda fase terá seu currículo analisado por uma banca constituída para tal. Esta análise será feita através de uma planilha de pontuação estabelecida previamente pela comissão central do concurso e que vai apresentada a seguir.

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DO CANDIDATO
Nome: __________________________________________________________________
Pontos
1- APROVEITAMENTO CURRICULAR (máximo 30 pontos)
Considere o número de disciplinas do histórico escolar e pontue apenas a alternativa que melhor descreva o aproveitamento (maior valor):
1a) Aproveitamento igual ou superior a 90% em metade ou mais das disciplinas (30 pontos).
1b) Aproveitamento igual ou superior a 80% em metade ou mais das disciplinas (20 pontos).
1c) Aproveitamento igual ou superior a 70% em metade ou mais das disciplinas (10 pontos).
2- ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (máximo 10 pontos)
Cálculo: Número de horas de estágio  X  0,05

3- MONITORIA e PARTICIPAÇÃO EM LIGAS ACADÊMICAS (máximo 10 pontos)
Cálculo: Número de semestres de Monitoria/Ligas  x  2
4- BOLSA DE PESQUISA OU ESTUDO (máximo 5 pontos)
Cálculo: Número de bolsa  X  2,5
5- ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTA DE CIRCULAÇÃO NACIONAL (máximo 20 pontos)
Cálculo: Nº de artigos como autor X 5  + Nº de artigos como co-autor X  4
6- PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO (máximo 10 pontos)
Cálculo: Número de eventos científicos  X  1
7- APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS (máximo 15 pontos)
Cálculo: Nº de trabalhos como autor X 3 + Nº de trabalhos como  co-autor  X  2
TOTAL

III. 2.3- NORMAS GERAIS DA SELEÇÃO
a) Será eliminado o candidato que faltar à prova teórica e/ou não apresentar documentação por ocasião da matrícula; Para o cômputo da nota final será calculada uma média ponderada, sendo que a prova escrita (1ª fase) terá peso 9 (nove) e a análise do currículo do candidato peso 1 (um);
NF= (PE x 9) + (AC x 1)
10
onde: NF: Nota Final; PE: Prova Escrita; AC: Análise do Currículo.
b) Não terá direito à matrícula o candidato cuja classificação final ultrapassar o número de vagas oferecidas e preenchidas em cada área;
c) Não haverá segunda chamada, revisão, vista ou recontagem de pontos em qualquer das fases.

IV – DO RESULTADO FINAL
O resultado final do concurso será divulgado na Secretaria da COREME – HGU no dia 16 de dezembro de 2011, às 16:00 horas.

V – DAS MATRÍCULAS:
As matrículas serão realizadas na Secretaria da COREME no piso térreo do HGU, de 06 a 11 de fevereiro de 2012 no horário das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas (fone (65) 3363-7090).
No caso de desistência de um candidato aprovado, será chamado o suplente melhor classificado para, no prazo de 02 (dois) dias úteis, se apresentar e efetuar a sua matrícula. Serão convocados tantos candidatos aprovados quanto forem necessários ao preenchimento de vagas, até 30 (TRINTA) dias após o início das atividades de Residência, conforme resolução da CNRM. Serão matriculados, somente os candidatos que assinarem compromisso de realizar a Residência Médica em Regime de Tempo Integral.
Os candidatos aprovados e oficialmente matriculados deverão se apresentar para o início do programa no dia 01 de março de 2012 às 7:30 horas sob pena de serem considerados desistentes.
O candidato aprovado e selecionado, conforme o número de vagas, porém impossibilitado de cumprir o programa devido à convocação por serviço militar deverá comparecer à Secretaria da COREME, no período estipulado para matrícula, munido da documentação comprobatória para efetuar trancamento de matrícula no referido programa. Não serão permitidos trancamentos de matrícula em número superior ao número de vagas oferecido pelo programa. Não será permitido o trancamento de matrícula em nenhuma outra condição, além da especificada acima.

VI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
Os Médicos Residentes do 1º ano deverão estar inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso até o dia 30 de março de 2012.
Os Médicos Residentes obedecerão ao Regulamento Interno da Residência Médica UNIC-HGU e às determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Os casos omissos e as situações não previstas neste edital serão decididos pela Comissão Central de Seleção.

Cuiabá, 01 de novembro de 2011.

Prof. Dr. Marcial Francis Galera
CRM MT 3.744
Diretor da Faculdade de Medicina da UNIC

Fonte: Decom/UNIC

Anúncios

Informe erros nesta página

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s