ASMA – Artigos especiais VIAMED.

Deixe um comentário

Tema: Asma – PARTE I (Introdução a enfermidade).
Observações: Série de artigos preparados exclusivamente para você estudante, por ViaMed.

O paciente tem sintomas como tosse, sibilância e dispnéia. A doença é caracterizada por ser uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, determina o seu estreitamento,  onde afeta o sistema respiratório, que resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar.

As vias aéreas são tubos que dão passagem ao ar. Elas iniciam no nariz, continuam como nasofaringe e laringe (cordas vocais) e, no pescoço, tornam-se um tubo largo e único chamado traquéia.

Exame simples: O paciente vem ao consultório relatando problemas na respiração, com o estetoscópio faça o exame físico para perceber a presença da doença quando apresenta um chiado quando o paciente inspira e solta.

Fonte imagem: http://www.carincain.com

Geralmente está relacionada a interação entre fatores genéticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro (broncoespasmo).

Dentro dos pulmões, os brônquios vão se ramificando e tornam-se cada vez menores, espalhando o ar, incluem a presença de células inflamatórias nas vias aéreas, exsudação de plasma, edema, hipertrofia muscular, rolhas de muco e descamação do epitélio.

Receita ao paciente nas crises: fluxo aéreo na crise asmática e anti-inflamatórios, principalmente a base de corticóides.

Créditos/fontes: http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Asma#Epidemiologia. http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?38

Anúncios

Informe erros nesta página

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s