Rondônia é descredenciado do programa de residência médica

Deixe um comentário

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) decidiu na quinta-feira (26) descredenciar o Estado de Rondônia do programa de residência médica, impedindo que os estudantes de medicina se especializem nos hospitais do estado. O motivo da decisão da CNRM foi pautada por causa do não cumprimento dos protocolos que fazem parte do acordo de residência médica por parte do estado, como a falta de pagamento de salário aos médicos residentes e o número insuficientes de médicos professores. Atualmente o único hospital que recebe estudantes residentes é o Hospital de Base Ary Pinheiro (HB).

Um plano de recuperação do programa está sendo escrito para ser apresentado no dia 15 em nova reunião com o Ministério da Educação (MEC) em Brasília.

Segundo o secretário da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Gilvan Barros, a notícia da decisão foi uma surpresa. “Não tínhamos recebido nenhuma notificação da comissão. No momento estamos montando o plano de recuperação do programa de residência médica, mas ainda não temos em mãos as pontuações feitas pela CNRM”, diz.

Para montar o plano de recuperação do programa no Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) se reuniram nesta quarta-feira (1), o diretor regional do Conselho Federal de Medicina (CFM); Iran Galo, representantes da Sesau; o diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro, Jean Negreiros , e a coordenadora do programa de residência médica do estado, Estela Zimerli.

O representante  dos residentes , Cristiano Almeida, ressalta a grande perda para o estado se a decisão for mantida. “Atualmente temos 47 residentes em treinamento, são formados por ano uma média de 15 especialistas. Caso a decisão da CNRM não seja revertida, estaremos perdendo estes profissionais para outros estados, que dificilmente voltarão para cá depois que se formarem. É certo que temos problemas, mas eles não serão resolvidos desta forma. A perda para a população será muito grande”, explica Cristiano.

Fonte: G1 (ver texto no site)

Anúncios

Informe erros nesta página

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s